Home \ V TSI \ regulamento

Regulamento V TSI

1. Condições de participação

1.1. Idade de participação nas diferentes provas
O Trail Santa Iria (TSI) é uma prova de corrida de montanha que percorre trilhos e caminhos na serra das Flores, serra de Santa Iria e Banjas dos concelhos de Gondomar, Paredes e Penafiel.
O Ultra trail, trail e minitrail estão abertos a maiores de idade (18 anos) e a caminhada aberta a menores desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade.
1.2. Inscrição
A inscrição será feita através formulário de inscrição sob a gestão da empresa move4fun.
1.3. Condições físicas
Para participar é indispensável:
-estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente.
-haver adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas.
-conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro, vento e chuva.
-saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.
-estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas.
1.4. Definição possibilidade de ajuda externa
Os atletas podem receber ajuda externa desde que não haja interferência com outro atleta.
1.5. Colocação dorsal
O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível e deve ser usado á frente do atleta e de preferência a altura do peito. O atleta que não cumpra será penalizado em 2 minutos por cada vez que seja chamado á atenção, não é permitida qualquer alteração do dorsal sob pena de desclassificação.
1.6. Regras de conduta desportiva
O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação.


2. Prova

2.1. Apresentação da(s) prova(s) Organização
O V TSI será realizado no dia 05 de fevereiro de 2017, em Branzelo, Melres e Medas – Gondomar e será constituído por quatro eventos:
• ULTRA Trail Santa Iria – 43km
• Trail Longo Santa Iria – 23km
• Mini Trail Santa Iria – 13km
• Caminhada Santa Iria – 8km
(A organização reserva o direito de alterar as distâncias se assim o entender)
A organização deste evento estará a cargo da Associação Branzelo Ativo (ABA) com a colaboração da Comissão de Festas de Sta Iria 2017.
2.2. Programa/Horário
Dia 04 de Fevereiro (Sábado): 
14:00 – 23:00 – Abertura do secretariado, entrega de dorsais e kits de participante (Escola primária de Branzêlo) 
Dia 05 de Fevereiro (Domingo): 
06h30 – abertura do secretariado e entrega dos dorsais e kits de participante (EB1 Branzêlo) 
07h15 – Abertura Controlo zero 
07h45 – Partida Ultra Trail Santa Iria
09h30 – Partida Trail Santa Iria
10h30 – Partida Mini Trail e Início caminhada 
11h30 – Chegada prevista dos primeiros atletas do MiniTrail 
12h00 – Início do serviço de almoço 
15h00 – cerimónia de entrega de prémios 
18h00m – encerramento do V TSI 
(horários sujeitos a alterações)


2.3. Distância / Altimetria
O V TSI terá, na vertente competitiva, três distâncias assim caracterizadas:

  • Ultra Trail –  43km – desnível acumulado (+-) 5200m (2600 AC+)

  • Trail Longo – 23km – desnível acumulado (+-) 3600m (1800 AC+)

  • Mini Trail – 13km – desnível acumulado (+-) 1600m (800 AC+)

A caminhada terá a distância de +-8km.
Todas as distâncias têm o seu inicio e final no mesmo local.
2.4. Mapa / Perfil altimétrico / descrição do percurso
*ver website da prova – www.trailsantairia.pt
2.5. Tempo Limite
O tempo limite para o V TSI será de 9h (brevemente serão definido tempos limite de passagem)
Ultrapassando o tempo de passagem limite os atletas deverão afastar-se, pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua segurança, podendo “os corredores vassouras” levantarem as fitas de marcação do percurso após o tempo limite.
Se a organização entender afastar um atleta devido ao seu estado de saúde este assim o deve fazer, de modo a garantir o seu bem-estar.
2.6. Metodologia de controle de tempos
O controle de tempos será feito pela empresa Move4fun.
2.7. Postos de controle
O controlo de passagem será feito pela empresa que faz a gestão de inscrições e classificações.
2.8. Locais de abastecimento
O Ultra Trail terá seis abastecimentos.
O Trail Longo terá três abastecimentos.
O Mini Trail terá um abastecimento.
A caminhada terá um abastecimento líquido.
2.9. Material aconselhável / Obrigatório
A prova decorrerá em Semi Auto-suficiência. A organização fornecerá copos nos abastecimentos e compromete-se a efetuar a limpeza dos trilhos. Agradece-se, no entanto, a correta conduta ambiental de todos os participantes, estando previstas sanções para os infratores.
Material obrigatório para os participantes no Ultra Trail: Telemóvel, depósito com água.
Material aconselhável para todos os participantes: Calças, luvas, Telemóvel, depósito de água, bastões, manta térmica, camelbak, corta-vento, chapéu ou gorro.


2.10. Informação sobre passagem de locais com trafego rodoviário
A prova será em open road, ou seja, todos os atletas terão que ter algum cuidado ao passar nos troços rodoviários, mesmo assim a organização terá voluntários nesses pontos.
2.11. Penalizações / desclassificações
Será penalizado ou desqualificado todo aquele que:
• não complete a totalidade do percurso (desqualificado)
• deteriore ou suje o meio por onde passe (desqualificado)
• não leve o dorsal bem visível (penalizado em 2m)
• alteração do dorsal (desqualificação)
• ignore as indicações da organização (penalizado em 1h)
• tenha alguma conduta anti-desportiva (desqualificado)
2.12. Responsabilidades perante o atleta/participante
Todos os atletas deverão estar atentos e assistir ou alertar a organização sobre acidentes que aconteçam durante os eventos...
2.13. Seguro desportivo
Todos os atletas serão cobertos por seguro de acidentes pessoal. Os participantes serão responsáveis de todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais, morais ou de saúde a si mesmo e/ou a terceiros. A organização declina toda a responsabilidade em caso de acidente, negligência, roubo dos objetos e valores de cada participante.
Garantias e Valores Seguros #VTSI
- Morte - 28.530 EUR 
- Invalidez Permanente - 28.530 EUR
- Despesas de Tratamento e Repatriamento - 4.590 EUR
- Despesas de Funeral - 2.290 EUR 
Franquia absoluta de 10% na cobertura de Invalidez Permanente.
Franquia por pessoa/sinistro de 50 EUR na cobertura de Despesas de Tratamento.
As franquias aplicadas às condições acima apresentadas, ficarão a cargo do segurado.
São abrangidos por este seguro todos os atletas devidamente inscritos. O seguro, tal como o dorsal, é pessoal e intransmissível. A organização não se responsabiliza pela participação de atletas sem dorsal ou com dorsal 'emprestado'.
3. Inscrições
3.1. Processo inscrição
As inscrições terão que ser efetuadas online em www.trailsantairia.pt ou www.run4fun.pt
Os pagamentos deverão ser efetuados por referência MB gerada após a inscrição. Esta referência é válida por 72h.


3.2. Valores e período de inscrição
As inscrições far-se-ão em três períodos distintos, com as seguintes condições, ofertas e preços


Preço

Caminhada 8km

Mini Trail 13km

Trail Longo 23km

Ultra Trail 43km

Preço 1

7€

10€

15€

20€

Preço 2

7€

11€

16€

21€

Preço 3

7€

15€

20€

25€

Kit inclui

tshirt
seguro
abastecimento

dorsal
tshirt técnica
seguro
Abastecimentos
brinde finisher
medalha finisher

dorsal
tshirt técnica
seguro
Abastecimentos
brinde finisher
medalha finisher

dorsal
tshirt técnica de manga comprida
seguro
abastecimentos
brinde finisher
medalha finisher

Preço 1 – 20 novembro 2016 a 15 janeiro 2017
Preço 2 – 16 janeiro 2017 a 25 janeiro 2017
Preço 3 – 26 janeiro 2017 a 29 janeiro 2017

Crianças podem participar na caminhada desde que acompanhadas por um adulto, sendo a sua inscrição gratuita até aos 16 anos. Mesmo sendo gratuita o adulto responsável deve fornecer à organização os dados de identificação do menor para efeitos de seguro.
Almoço: 6 euros
Crianças: até 6 anos não pagam
3.3. Condições de devolução do valor de inscrição
Em momento algum a inscrição será devolvida caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efetuadas no prazo máximo de 15 dias de antecedência à realização da prova. Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos.
3.4. Material incluído com a inscrição
V Trail Santa Iria
Ver tabela acima...
3.5. Secretariado da prova/horários e local
O secretariado será na Escola Primária de Branzelo. Estará aberto no sábado dia 04 fevereiro 2017 das 14h00 às 22h00 e no domingo 05 fevereiro 2017 a partir das 06h30.
O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do documento do atleta em causa.
3.6. Serviços disponibilizados na zona de meta.
Animação, Duches, massagens e abastecimento final.
O serviço de duches será no pavilhão da Escola EB 2,3 Medas. A organização disponibilizará um serviço 'shuttle' de transporte para essas instalações a partir da zona de meta.
O serviço de massagem será gratuito para os finishers do Ultra Trail. Todos os outros participantes poderão aceder à massagem mediante o pagamento de um valor simbólico.

4. Categorias e Prémios

4.1. Definição data, local e hora de entrega de prémios
A cerimónia de entrega de prémios será realizada junto à chegada pelas 15h ou em hora a decidir localmente pela organização.
4.2. Definição das categorias etárias/ sexo/ individuais e equipas
Escalões:
Cerimónia de 'Podium':

  • 3 primeiros classificados masculinos e femininos das três provas.

  • 3 primeiros classificados Equipas das três provas.

  • 3 primeiros classificados masculinos e femininos naturais da freguesia de Melres e Medas das três provas.

Serão ainda premiados os três primeiros classificados dos seguintes escalões:
Masculinos:
Seniores – 18 a 39 anos
M40 – 40 a 49 anos
M50 – mais de 50 anos
Femininos:
Seniores – 18 a 39 anos
M40 – 40 a 49 anos
M50 – mais de 50 anos
Nota: as idades acima indicadas dizem respeito ao dia da competição.
Haverá prémio para a equipa mais numerosa participante no conjunto dos quatro eventos.


5. Informações

5.1. Como chegar
41° 4'51.09"N
8°25'13.51"W
5.2. Onde ficar
Casa de Mellares
Figurino do Douro

5.3. Locais a visitar
Brevemente

Este regulamento ainda pode ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.

Regulamento, versão de 17-01-2017

 

 



Apresentação

O Evento

História

Últimas atualizações

Regulamento

Links rápidos

Inscrições

Programa

Contactos